quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pequenos conselhos para quem vai visitar o Yucatán e Quintana Roo, México

Estes conselhos servem na perfeição se for para os Estados Federais do Yucatán (Chichen Itzá, Mérida,etc) e Quintana Roo (Cozumel, Cancun, Playa del Carmen, Tulum, etc) alguns dos locais que visitei muito recentemente.

-Mentalize-se, se for ao México terá de pagar uma taxa (ridícula) de saída do país, chame-lhe a "taxa de turismo" paga em dinheiro vivo (50euros ou 850 pesos por pessoa) paguei-os em Setembro passado...
Agora imagine um avião com 380 passageiros e multiplique por 50€...
Imagine que descolam 10 aviões ao dia em Cancun, não é difícil!!
É muito dinheiro, não é?? 

-Atenção aos pacotes vendidos no hotel, no dia seguinte ao da chegada, logo pela manhã, vão ser confrontados pelo agente turístico, a fazerem logo a compra dos pacotes, ida a Tulum, Coba, Chichen Itzá, Xel-Ha, Xcaret, etc...
Existem mais locais de venda, com preços muito mais em conta, quer em Playa del Carmen, quer em quiosques dentro do complexo dos hotéis, a única coisa que os diferencia, é que pelo agente do hotel teremos direito ao seguro de acidentes caso aconteça algo.

-As estradas nestes Estados são boas, alugar um automóvel é fácil e acessível, para entrar nos monumentos apenas pagamos mais um pouco que os mexicanos, apenas temos de ter em conta os quilómetros a que ficam do hotel em que estivermos, e até a gasolina é muito mais barata do que cá. 
O preço de entrada num monumento (ex: Tulum ou Chichen Itzá) para um mexicano é de 51pesos (5dolares) e o de turista é de 115pesos (11dolares). 
Mais uma boa ideia mexicana, porque não fazer o mesmo em Portugal? Um preço mais em conta para nós e mais caro para os turistas? Fazê-los pagar a nossa crise, hum!??
  
-Se tiver de optar por alguma moeda, utilize dólares e/ou pesos mexicanos, apesar de nos hotéis não aceitarem dólares (ganham mais com os euros), o cambio actual para pagar táxis e pequenas compras é de 10/11pesos por 1dolar e 15/16pesos por 1euro.
Na localidade de Playa del Carmen existem muitas casas de cambio com boas taxas de cambio, por isso leve algum dinheiro consigo e apenas faça compras com o seu cartão de débito ou crédito para que possa evitar as elevadas comissões bancárias nos levantamentos.

-Use repelente (no minimo) a partir do entardecer senão será picado sem misericórdia e tenha atenção à exposição solar, sol muito forte e inclemente.
O clima é muito húmido, as temperaturas são elevadas até mesmo de noite, chove normalmente com muita intensidade durante a noite e durante o dia pode chover durante períodos curtos, dependendo da estação do ano.
Compre o seu repelente e o protector solar em Portugal, pois os preços por lá são para turistas endinheirados, pois os mexicanos não os compram!!

-Atenção igualmente ao adaptador de corrente eléctrica, pois no México a corrente é de apenas 110v em vez dos nossos 220v, e precisa de um adaptador para a tomada eléctrica já que os bornes deles são diferentes dos nossos, além de que os nossos aparelhos sofrem com a menor carga, principalmente carregadores das baterias das máquinas fotográficas, do telemóvel e dos portáteis, levando em média o dobro do tempo.

-Não bebam a água da torneira, nem de nascentes, mesmo que tenham sede, por não existirem rios ou ribeiras à superfície, a água que sai das torneiras tem uma enorme quantidade de calcário, entre outros componentes o suficiente para que fiquem de cama e estraguem as vossas férias.
Dizem que os mexicanos abusam da água engarrafada, pois são os maiores consumidores per capita, mas eu não arriscava as minhas férias para beber água da torneira!!
Os pacotes de férias que hoje são vendidos, tem o regime de «Tudo Incluído», por isso usem e abusem das garrafas de água engarrafada que vão ter grátis dentro do vosso mini-bar!!
Para quem não gosta de água, sempre pode beber álcool!! Também já vem tratado e também é grátis!! Só não abusem na quantidade!! lol lol

Mais informações? Envie um email para heldervidal@hotmail.com

Malta , a ilha do constraste!!

 Malta foi uma agradavel surpresa em muitos aspectos e noutros foi uma decepçao! Mas já lá chegamos!! A historia da ilha de  Malta é tao ant...