sexta-feira, 15 de junho de 2012

Lisboa,a cidade das Sete Colinas -Cantinho Português-


Lisboa é das mais belas cidades do Mundo!!
A cidade e o rio Tejo fazem uma bela paisagem, e qual o melhor sitio para a observar?
Eu diria subjectivamente do topo do Cristo Rei, do outro lado da Ponte 25 de Abril...
A vista é fantástica, digo mesmo fenomenal!
Lisboa é uma cidade com história e por ela passaram imensos povos* que lhe deram um pouco da sua identidade...  
Conquistada aos Mouros em 1147, Capital de Portugal desde muito cedo (1255), vital na altura mais nobre na história dos portugueses, a época dos descobrimentos e mesmo depois de um dos mais violentos terramotos que há registo, em 1755, foi reconstruída com trabalho árduo e sapiência pelo Marquês de Pombal, braço direito do Rei D.José I.




A Lisboa também a chamam de cidade das 7 colinas, porque o povo foi fazendo as construções, em cima de pequenas elevações, e na qual, na mais alta, sobraçai o belo Castelo de São Jorge...
As largas avenidas do centro da cidade, contrastam com as ruelas e vielas dos bairros mais antigos e populares nas colinas, como Alfama, Bica, Mouraria, Graça entre outros...
No verão o brilho e a intensidade da luz solar fazem com que qualquer recanto e ruela tenham uma dimensão fantástica...
Imponentes monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, fazem estender o limite da cidade ao longo do rio...


No fundo a cidade tem muito que se ver, além dos locais que já mencionei, temos de subir no Elevador de Santa Justa, passear pelas ruas do Chiado, da rua Augusta, tirar fotos à Praça do Comércio (Terreiro do Paço), visitar a Sé (Catedral), comer um gelado na Praça do Rossio ou da Figueira, visitar a Estufa Fria ou caminhar pelo parque Eduardo VII.
Para quem gosta de arquitectura moderna e de vanguarda, um passeio pelo antigo espaço da Expo 98, hoje chama-se Parque das Nações, não vai achar o seu tempo por perdido.
Uma visita ao Oceanário é recomendável, assim como assistir a um concerto no Pavilhão Atlântico.
Para quem gosta de doces, não pode deixar de provar os famosos pasteis de Belém, e uma saída à noite sem um jantar no Bairro Alto numa casa de fados, está a perder um dos seus encantos!!
A saudade e a melancolia fazem parte da vida dos lisboetas, assim como a alegria e a boa disposição!!
Muito fica por dizer, acreditem...
O nível de vida é bastante acessível para o comum dos turistas, por isso aprecie a excelente relação qualidade/preço. 



Reserve 4dias/3noites no mínimo para visitar a cidade e arredores.Como grande cidade que é,o alojamento existe para todos os gostos e bolsas, assim como a gastronomia!! Se puder opte por pratos típicos/tradicionais portugueses.
A noite também é igualmente animada, tem muito por escolher bares, pubs, discotecas até altas horas da madrugada, ou um excelente convívio nas ruas do Bairro Alto ao fim de semana.
Se tiverem disponibilidade tirem um dia para visitarem Sintra e/ou Cascais.
Sintra é uma vila deslumbrante, e o destino já faz parte do mileumarotas, pode ler aqui mesmo.
Mais informações? Envie um email para heldervidal@hotmail.com

* Visigodos, Fenícios, Cartagineses, Romanos, entre outros...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Toledo, a cidade das Três Culturas (Espanha)


Amigos, até parece mentira, mas Toledo é mais uma cidade espanhola Património Mundial da UNESCO!!
E não existem dúvidas quanto ao seu reconhecimento...
A sua história inicialmente ficou ligada aos visigodos com o rei Leovigildo e depois aos Mouros pela sua conquista no séc VIII, e durante esse longo período do Califado de Córdoba, dela fizeram uma cidade próspera, mas em 1035 já o Califado tinha perdido a sua influência, e Toledo passou a ser um Taifa (Reino) até o rei Afonso VI de Castela a ter conquistado em 1085.
A cidade fica numa zona lindíssima, em que o rio Tejo quase contorna toda a cidade antiga sendo que esta fica num monte, com duas belas pontes como acesso, miradouros por excelência.


Chamada cidade das três culturas, devido à sua tolerância religiosa por terem coabitado na mesma altura e durante muito tempo cristãos, árabes e judeus, isto apesar dos dois últimos povos terem sido expulsos de Espanha em 1492!!
Esta enorme mistura de culturas, deu os seus frutos, ficando Toledo para sempre ligada à cultura e as artes, assim como ao conhecimento. 
A Escola de Tradutores de Toledo é um belo exemplo disso, pois tornou possível a tradução de importantes textos académicos e filosóficos (entre outros) de origem árabe e hebraica para o latim.


Locais que não podemos perder a oportunidade de visitar são a Igreja San Juan de los Reyes, a Sinagoga de Santa Maria la Blanca, a Puerta del Sol, a Sinagoga de El Transito, a Mesquita de Cristo de la Luz, o Alcázar de Toledo e a Catedral, o Convento de Santo Domingo el Antiguo, o Convento e Plaza de la ConcepcionPlaza Zocodover (praça central do centro historico), estes os mais importantes entre muitos outros não mencionados...

Assim dedique um dia completo no mínimo para conhecer bem a cidade.
Devido à sua proximidade de Madrid, apenas a 71km, e com uma auto-estrada a liga-las, a viagem pode ser feita em menos de 1h. Também existem vários comboios a partir de Madrid Atocha.
Existe uma excelente oferta em termos de alojamento caso queira pernoitar, e a alimentação também é em conta. Mais informações? Envie um email para heldervidal@hotmail.com

P.S. Caso possa aconselho este circuito para uma semana. 
Ter como ponto de partida Madrid e daí visitar Ávila (a norte 115km) , Segóvia (a leste 87km) e Toledo (a sul 71km), todas estas cidades são Património Mundial da UNESCO.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ávila, a cidade muralhada (Espanha)



Ávila é uma daquelas cidades que fica na retina!!
A sua origem remonta à época dos Romanos, fazia parte da Hispania e o seu nome romano era Abila. 
No século VIII foi ocupada pelos Árabes e em 1088 foi conquistada por D. Afonso VI Rei de Castela e Leão. 
Hoje recorda o glorioso passado espanhol, e é digna de fazer parte do maravilhoso Património Mundial da UNESCO (*).


A sua característica mais marcante, é que se trata de uma cidade muralhada, muralha essa imponente, com um perímetro de 2,5km, com várias portas de entrada e 88 torres redondas dispostas de 20 em 20 metros. 
Como fica numa elevação a 1182metros de altitude, as vistas dos miradouros em redor da cidade são fantásticas.
Os locais de interesse a não perder são as duas Portas Monumentais de São Vicente e Alcázar, a Catedral em estilo gótico ogival , os Conventos de Santa Teresa, Santo Tomas e Encarnacíon.
As Igrejas de San Pedro, de Santiago e San Vicente.
O imponente Palácio de Benevides é hoje em dia uma Pousada Nacional, um luxuoso hotel, mas possível de ser visitado.


No interior da cidade muralhada parece que estamos em pleno séc XIV, com tudo o que nos possa lembrar das nossas aulas de história sobre as cidades medievais.
A cidade fica a 115km a norte de Madrid, ficando a pouco mais de 1h10 de viagem pela autoestrada.
Para quem quiser ficar por uma noite existem vários alojamentos disponíveis a partir de 40€/noite, e aconselho as refeições de 2 pratos nos restaurantes junto a Porta Monumental de São Vicente.
Mais informações? Envie um email para heldervidal@hotmail.com 

(*) É Património Mundial da UNESCO desde 1985.  

sábado, 2 de junho de 2012

Monsanto a aldeia mais portuguesa de Portugal?? -Cantinho Português-

...Bem, nem sei como começar este texto!!
Monsanto tem o cognome de aldeia mais portuguesa de Portugal!!
Vocês já estiveram em Monsanto??
...Nunca na vida, na minha humilde opinião, Monsanto pode ser a aldeia mais portuguesa de Portugal, Eu já tive em muitas aldeias, e eu nunca vi casas construídas em cima de rochas ou rochas em cima de casas!! Esta não é de facto uma aldeia convencional!! lol ;P
O foral foi concedido no longínquo ano de 1174 por D.Afonso Henriques, depois de em 1165 ter derrotado os Mouros, muito mais tarde em 1510 recebeu a elevação a vila e foi durante quase 100 anos sede de concelho (1758-1853).  
Monsanto é de facto uma aldeia única, está bem conservada e as suas casas, igrejas, torres são todas feitas de granito, pedra em grande quantidade na zona.
Monsanto tem na zona alta da aldeia, no topo do monte um enorme castelo, parcialmente abandonado, pois nota-se que foi reconstruído em tempos, mas que nenhum uso lhe foi dado em concreto!!
Quem se enganar no caminho para o castelo, como me aconteceu, vai subir pelo lado mais difícil, um autentico caminho de cabras, pelas escarpas do monte, mas as magnificas vistas atenuam e fazem esquecer o enorme esforço físico despendido. 
A subida mais simples é pelo centro da aldeia passando pela referencia que é a bonita Torre do Relógio ou Torre de Lucano.
No dia em que visitei Monsanto fiquei muito contente pela enorme quantidade de turistas (espanhóis e franceses na sua maioria) e de estudantes, pois após passarmos pelas ruas reparamos facilmente que a população residente está envelhecida, mas os resistentes são muito simpáticos e adoram contar estórias de outros tempos.
Existe um posto de turismo na aldeia, onde deve pedir um mapa da mesma e um pequeno mas belo museu para ser visitado.
Eu aconselho a visita a esta bela aldeia pitoresca, que será sem dúvida para recordar mais tarde, bastando um dia inteiro para a conhecer.
Monsanto fica a 50km de Castelo Branco, sendo o melhor caminho para lá chegar a estrada nacional 239

Malta , a ilha do constraste!!

 Malta foi uma agradavel surpresa em muitos aspectos e noutros foi uma decepçao! Mas já lá chegamos!! A historia da ilha de  Malta é tao ant...