Malta , vocês não vão acreditar no que vou escrever... dentro da Medina de Fez, a vida tal como a conhecemos parou no tempo...
Existem ferreiros à martelada na rua a fazerem artigos de ferro e bronze, os alfaiates tem os modelos pendurados na rua e fazem as peças na hora, os carpinteiros exibem as suas peças e trabalham como ninguém a madeira, o mercado é feito nas ruas estreitas, algumas da largura de portas, os burros circulam pelas mesmas ruas carregados de tudo e mais um pouco, existe uma parte da Medina em que tingem os tecidos e as peles de uma forma muito rudimentar, em que o trabalho manual ainda não foi substituído, aqui dá-se enorme valor aos artesãos...Estou a sorrir só do facto de estar a escrever este texto, é mesmo um lugar único e precioso!!!
...Mas nem pensem em andar por estas ruas e ruelas sem guia!!é muito fácil perdemo-nos, o nome das ruas está em árabe, são todas muito parecidas, confusas e no mapa uma rua larga, na realidade tem talvez 2metros de largura??lol lolInconvenientes de andar com um guia?
Temos alguns, ele vai levar-nos a uma "perfumaria", para impingir loções e remédios medicinais, a um bazar para que compremos tapetes ou a uma loja só de artigos em couro, tudo com o intuito de juntar ao valor do serviço de guia uma percentagem sobre as compras que viermos a realizar!!...O que é certo é que não somos obrigados a comprar nada e sem um guia nunca conheceremos a cidade desta forma tão intimista!!
Os locais de interesse que não podemos mesmo perder são: Bab Boujeloud a mais imponente porta monumental da cidade, a Mesquita de Karaouiyine, a Medersa (escola) Bou Inania, as Alcaçarias de Fez, a Place (praça) el-Seffarine, os Souks entre outros...
À noite fomos jantar junto à porta de Bab Bojeloud, num dos restaurantes com terraço que aí existem, por um preço imbatível e é por aqui que podemos passear um pouco antes de regressarmos ao Riad (casa de hospedes).Mais informações?? Envie um e-mail para heldervidal@hotmail.com
P.S. Fez é a mais antiga das cidades imperiais de Marrocos e como tal foi reconhecida, sendo hoje Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
onde se hospedar em FEZ por um preço bom?
ResponderEliminarLeia por favor o Comentario que fiz no final da Cronica "Pequenos Conselhos Para Quem Vai Visitar Marrocos"
ResponderEliminarNão foi assaltado por lá,é que eu tenho um bocado de receio de ir a esses paises!
ResponderEliminar...Não tenha qualquer receio!! Eu só falo de locais que visitei, e em Marrocos senti-me tão seguro como em Portugal!! É obvio que dava nas vistas, tenho 2metros de altura e não me pareço nada com eles, mas como já referi antes, se eu tivesse uma má experiencia, ao ler o meu testemunho com que ideia ficaria??
ResponderEliminarAssim, junte um grupo de familiares ou amigos e visite o país!! Acredite que vai adorar!!
alooo :D fiquei mesmo curiosa com tudo o que disse e tive mesmo que vir aqui espreitar! é pena ter poucas fotos e fico a espera de mais informações sobre marrocos quem sabe ate posso visitar marrakech e Fez tb! beijoka :D catarina do GRANDE PUNTO novo ahaha :P
ResponderEliminarOlá Helder.
ResponderEliminarEstou a equacionar a possibilidade de ir a Fez.
Já estive em Marraquech e gostei.
Se for numa terça e vier numa quinta, ´pode ser suficiente?
..Peço desculpa Filipe, estive ausente, e sem acesso à net!! :/
EliminarFez é uma cidade relativamente pequena, sem guia turistico vais perder muito...vais encontrar muitos desejosos de serem o teu guia, (já conheces Marrocos) paga cerca de 15€ e verás tudo com outra dimensão, quase 3dias e 2noites chegam perfeitamente!! ;)
Feliz viagem!!
Depois diz-me que tal correu!! :)