Esta pequena cidade subterrânea foi descoberta em 1972 por um agricultor que notava a constante falta de água nas suas plantações.
Retirou terra solta do que ele achava uma pequena gruta, e descobriu um pequeno espaço do tamanho de uma divisão de uma casa, escavada em paredes de granito.
Hoje em dia, apenas algumas divisões estão abertas ao publico em 4 patamares subterrâneos, existem mais divisões mas por razões de segurança estão interditos, mas mesmo assim a profundidade vai até aos 40 metros e alguns dos túneis com 1,30 de altura por 1metro de largura prolongam-se até 9metros.
Não se tendo a certeza completa ainda hoje, julga-se que todas estas cidades da região, foram sendo escavadas no Período Bizantino (330 a.C - 1453), como forma de se defenderem dos povos invasores.
Cada divisão tem uma enorme pedra redonda (com 350 a 500kg) que servia de porta e podia ser colocada em frente a cada um dos túneis de acesso as divisões, como se pode ver na foto.
Os orifícios superiores serviam para verter óleo a ferver nos seus inimigos, caso fossem invadidos, e vários furos disfarçados à superfície serviam para ventilar cada uma das divisões.
O que é mais incrível é que os historiadores falam em cerca de 60mil pessoas a viver nestes espaços a 40 metros de profundidade por períodos de até 3meses, e esta como já disse anteriormente é das mais pequenas cidades na região.
Kaymakli e Derinkuyu outras cidades na região com profundidades até aos 100metros!? fala-se em 100 a 150mil pessoas fechadas no que eu considero um espaço muito pequeno e claustrofóbico, nem imagino o cheiro e a confusão no seu interior.
Cada divisão desta pequena cidade tinha um propósito, por isso existia uma pequena adega, local para criação de pequenos animais, um pequeno celeiro, além de que tinha o seu próprio poço de água potável.
Eu adorei a visita, foi um extra no nosso tour privado pela Capadócia, com 2 metros de altura e 115kg, não me senti tão confortável no seu interior, mas espero que achem piada ao video!! LOL :P
Nós fizemos um tour, ver na foto a rota/percurso a vermelho, pelo qual pagamos 60€/cada com almoço incluído, e que também incluiu um transfere de ida e volta dos 75km que separam Kayseri capital da Anatólia Central (local onde aterramos vindos de Istambul) a Göreme pequena localidade histórica e turística onde o tour se iniciou.
O voo custou 67€ (ida e volta) pela companhia aérea turca Pegasus Airlines empresa low cost, que utiliza o aeroporto de Sabiha Gökçen (a 35km de Istambul, já na parte asiática)
Mais informações?
Envie um email para heldervidal@hotmail.com