quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cáceres e Mérida, Património Mundial a uma curta viagem de Portugal...

Cáceres e Mérida situadas na Extremadura Espanhola,são duas das muitas Cidades Património da Humanidade no país vizinho.E que melhor convite posso eu fazer,do que incita-lo a visitar ambas as cidades num fim-de-semana??
De Lisboa são pouco mais de 350km,e para lá chegar o caminho é simples,basta seguir a Autoestrada A6 e a "Autopista" em direcção a Madrid,e em cerca de 3h,já chegamos a Mérida...
Mérida (ou Emérita Augusta,o seu nome romano) é uma cidade maravilhosa...parece que estamos a visitar Roma,temos um Museu Romano,um belíssimo Templo de Diana,uma longa Ponte Romana sobre o Rio Guadiana, um enorme Aqueduto,não falta nem um Anfiteatro,e ainda podemos admirar o Circo Romano e imaginar as cenas de luta entre gladiadores.
Todas estas construções são da altura em que o Imperador Octávio Augusto,decidiu assentar os seus soldados veteranos das Legiões Alaudae V e Gemina X,num local estratégico,no ano de 25 a.C.
Foi desta forma que Mérida durante séculos se tornou um importante centro jurídico,cultural,económico e militar.
Chegou a hora de rumar a Cáceres...
Cáceres (ou Hiza Quazris,o seu nome árabe)a 60km de Mérida foi ponto de passagem de Visigodos e Romanos em épocas distintas,mas foram sem duvida os Árabes,que mais a influenciaram,sendo a cidade alvo de conquistas e derrotas até que em 1229, Afonso IX a conquistou definitivamente às tropas Almohades.
A beleza da cidade reside nestas diferentes culturas,os palácios,as casas,os arcos,as igrejas que antes eram mesquitas,as torres e o que resta das antigas muralhas,dão um encanto especial a cidade,apesar de quase todos acharem Mérida,a mais bela das duas...
O alojamento é muito em conta,em ambas as cidades conte com quarto duplos a partir de 40€ por noite,e os restaurantes servem muito bem!!

Mais Informações??Envie um e-mail para heldervidal@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Malta , a ilha do constraste!!

 Malta foi uma agradavel surpresa em muitos aspectos e noutros foi uma decepçao! Mas já lá chegamos!! A historia da ilha de  Malta é tao ant...